RSS

Documentário Quem somos nós? (Fisica Quântica)


Um filme em forma de documentário maravilhoso que demosntra ser a realidade obra da mente coletiva.   
Amanda, a protagonista, é interpretada por Marlee Matlin, que se vê numa fantástica experiência ao estilo de 'Alice no País das Maravilhas', quando sua vida cotidiana, tão carente de inspiração, literalmente começa a desenredar-se, revelando o mundo incerto de valores ocultos, encobertos por uma realidade alarmante, que a maioria de nós considera normal.
Amanda é literalmente lançada em direção a um redemoinho de acontecimentos caóticos, enquanto os personagens que encontra durante esta odisséia revelam um conhecimento mais profundo e oculto, que ela jamais percebera querer saber. Assim como toda heroína, Amanda é mergulhada numa crise, passando a questionar as premissas fundamentais de sua vida - e percebe que a realidade na qual sempre acreditou, principalmente em relação aos homens, os relacionamentos com outras pessoas, ou, ainda, a maneira como seus sentimentos afetam seu trabalho, não faz parte, de fato, da vida real!!
À medida que Amanda aprende a relaxar vivendo essa experiência, ela se torna capaz de dominar seus temores, adquire sabedoria e conquista a chave dos segredos de todas as idades, tudo isso, de uma forma muito divertida. A partir daí, ela já não é mais uma vítima das circunstâncias, mas está a caminho de ser a grande força criativa de sua própria vida, que, por sinal, jamais voltará a ser a mesma.
Os quatorze cientistas e místicos entrevistados ao longo do módulo do documentário representam uma espécie de 'Coral Grego' dos tempos modernos. Numa cena artística de dança, suas idéias são entremeadas, como se estivessem tecendo um tapete, usando a verdade como o fio da trama. Os pensamentos e as palavras de um dos membros do coral se misturam aos daquele que vem a seguir, acrescentando uma ênfase maior ao conceito intrínseco no filme, que se baseia na interligação de todas as coisas.
Os membros do coral atuam como se fossem anfitriões que vivem do lado de fora da história, e, a partir desta visão Olímpica, manifestam seus comentários a respeito das atitudes dos personagens que iremos descrever a seguir. Eles também estão ali para apresentar as 'Grandes Questões' levantadas, tanto pela ciência, quanto pela religião, que dividem o filme em uma série de atos. Conforme o filme transcorre, a distinção entre a ciência e a religião passa a ficar cada vez mais embaralhada, já que nos damos conta de que tanto a ciência, quanto a religião, na verdade, são parte de um único fenômeno.
O filme utiliza a animação para transmitir a intensidade do conhecimento radical que os avanços da ciência vêm revelando durante os últimos anos. Seqüências poderosas em cinematic exploram o funcionamento interno do cérebro humano. Uma animação de natureza peculiar nos apresenta à menor fração de consciência existente em nosso corpo, a célula. Efeitos visuais deslumbrantes reforçam a mensagem central do filme, de uma forma contundente e poderosa.

Tópicos relacionados:
Baixando arquivos em torrente.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Leonardo Da Vinci (documentário BBC Mundo Estranho)


A vida e as invenções do homem mais curioso de todos os tempos.
O documentário conta a vida do italiano Leonardo da Vinci, desde o seu nascimento no pequeno vilarejo de Vinci até sua morte.
Por meio de reconstituições de época (com atores etc) e entrevistas com alguns dos maiores especialistas na obra, os filmes retratam cada episódio marcante na trajetória daquele que é considerado uma das mentes mais brilhantes da história. E tocam em todos os pontos mais curiosos de Da Vinci.

Entre eles:

-Por que ele escrevia de trás para frente?

-Por que ele trabalhou para grandes tiranos?

-Por que ele projetou máquinas de guerra se era um pacifista?

-Por que ele dissecava cadáveres humanos?

-Por que se acredita que ele era homossexual?


O melhor dos documentários é o teste de projetos originais de Leonardo da Vinci. Seguindo suas anotações, pela primeira vez foram construídas e testadas quatro de suas invenções:

-Pára-quedas


-Tanque de guerra

-Escafandro

-Planador





 



Tópicos relacionados:
Baixando arquivos em torrente.


Leonardo Da Vinci Vida e Obra

Recomendações:


Veja também:
* Bizarrices

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O Triunfo dos Nerds. (Triumph of the Nerds)



O nome completo do documentário ficaria: O triunfo dos Nerds a ascensão acidental de impérios.
Para aqueles que gostaram do excelente filme Piratas do Vale do Sili­cio� (Pirates of Silicon Valley) esse documentário, serve como um ótimo material para ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre a instigante história dos computadores pessoais. O documentário é de 1996 e está dividido em três episódios. Concerteza é um dos melhores relatos sobre computadores que já assisti, em que mostra onde e como tudo começou, quem foram os principais protagonistas e quais os principais eventos que culminaram com a maior revolução de todos os tempos, a revolução da informática.
Baseado no livro “The Rise of Accidental Empires“, o apresentador Robert X. Cringely, um dos primeiros comentaristas sobre informática, conta sobre:

- O primeiro computador pessoal: o ALTAIR 8080;
- A Microsoft e como tudo começou para Bill Gates com a linguagem Basic e o MS-DOS;
- A Apple e o sucesso de Steve Jobs e do Apple II no mercado mundial de computadores pessoais
- A entrada e o domí­nio da IBM no mercado
- O grande erro da Apple
- Como surgiram os primeiros softwares: CPM, IBM-DOS, VisiCalc, Lotus 123, entre outros.
- Como os computadores se tornaram parte do nosso dia-a-dia e muito mais.

O documentário conta com o depoimento dos próprios personagens: Bill Gates, Paul Allen, Steve Jobs, Steve Wozniak, Steve Ballmer, John Sculley, entre outros. Uma verdadeira aula de história !


Recomendações:

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Utilitarismo X A existência ou não de Deus

O ultilitarismo como o próprio nome sugere, procura visualizar nas ações humanas qualquer coisa, que de alguma maneira seja "útlil" para nós mesmos como: uma escova de dentes, as técnicas da medicina, o papel higiênico, a legislção... Pensando sobre isso me vem a seguinte pergunta, de que maneira as reflexões e as discurções calourosas sobre a existência ou não de Deus se torna útil para nossa existência principalmente dentro do contexto pragmático em que vivemos?
Acreditar ou não é uma questão de escolha e essa por sua vez é exclusivamente individual. Eu acredito ou eu não acredito e ponto. Não vejo necessidade de se gastar tempo e energia com um assunto que já está esgotado, como estou fazendo nesse momento...
Não tenho dúvidas de que algumas idéias pregadas por determinadas religiões fizeram e ainda fazem mal pra humanidade, mas só lembrando que a indagação está relcionada somente sobre o tempo e energia que se gasta na questão da ou não existência de Deus e não nas consequências que isso implica.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS