RSS

Tema da Redação ENEM 2018



Manipulação do comportamento do usuário, pelo controle de dados na internet.
Desde sempre, o Homem busca aprimorar os meios de comunicação. Com o surgimento da internet na década de oitenta e sua gradativa expansão, a informação se tornou global, instantânea e interativa. Já na década de noventa, as empresas privadas, passaram a ter protagonismo do conteúdo disponibilizado na rede. Após conquistar a hegemonia na internet, as empresas passaram a usar os ambientes virtuais, para fins comerciais. Nesse contexto, as corporações, investiram em tecnologia, com intuito de construir bancos de dados, para memorizar informações sobre os interesses e preferências dos usuários. Com essas informações armazenadas, as empresas desenvolvem algoritmos, determinando o que será sugerido ao usuário, a partir das interações que estabelecem com as suas plataformas digitais. 
Grandes empresas como Google, Apple, Facebock e Microsoft, tem lucrado muito, vendendo espaços de anúncios, para outras empresas divulgarem seus serviços e produtos. Utilizando softwares que trabalham com big data, as plataformas capturam os interesses de seus usuários e passam a sugerir, páginas e anúncios, que estejam de alguma maneira relacionada, com as interações que os visitantes estabelecem durante a navegação.
Se por um lado a facilidade e praticidade de poder dispor de um vasto conteúdo de informações é benéfico, por outro lado, é necessário considerar, que esse mesmo conteúdo, pode estar sendo filtrado, com o objetivo de manipular e induzir as pessoas, a optarem, por algo que está sendo determinado dentro das plataformas, limitando a liberdade dos usuários em poder escolher entre outras opções. 
Com o marco civil da internet, houve um avanço na garantia da neutralidade da rede, porém na prática, ainda há muito o que fazer, pois as Empresas, ainda não estão cumprindo de fato, o que está estabelecido em Lei. O papel do Estado se torna imprescindível, tanto para exigir o cumprimento da Lei, como na criação e divulgação de programas de conscientização dos usuários, sobre o funcionamento da internet e seus direitos, caso sejam de alguma maneira prejudicados.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: