RSS

A tecnologia como ferramenta indispensável para a prática pedagógica.




A tecnologia como ferramenta indispensável, para a prática pedagógica.

Palavras chave: tecnologia educacional, interdisciplinaridade, ensino, aprendizagem. Educação a distância (EaD).

1.0 - Introdução
A tecnologia deve fazer parte do plano pedagógico de todas as instituições de ensino. Atualmente os recursos tecnológicos estão em todas as situações de nossas vidas e nas escolas não pode ser diferente. No entanto, é necessário que este avanço seja aperfeiçoado sempre e, principalmente, que os educadores estejam capacitados a desenvolver projetos agregadores a partir do uso da tecnologia, como suporte para as práticas pedagógicas.
Ao partirmos da premissa de que a tecnologia educacional está inserida no âmbito da educação, é necessário esclarecer que ela precisa sofrer um processo de adaptação ao modelo pedagógico vigente, assim como os profissionais da educação precisam se qualificar, para saber manejar as ferramentas tecnológicas, voltadas para a prática pedagógica.
2.0 - Objetivo
O objetivo desse artigo é apresentar os principais conceitos de tecnologia educacional e esclarecer alguns conceitos envolvendo a natureza e o papel da tecnologia, como ferramenta indispensável para a educação.
3.0 – Material e Método

A metodologia utilizada para fazer a pesquisa do tema foi a bibliográfica. Foram usados como base para a elaboração do resumo; revistas científicas, artigos científicos de profissionais renomados na área de tecnologia educacional como: Ana Beatriz Gomes Carvalho, além de documentários, páginas oficiais do Governo e demais sites que tratam do tema.  Por fim, esclarecemos que esta pesquisa tem a intenção de se constituir em um instrumento de reflexão. Não pretendemos ser conclusivos, ou colocar um ponto final nesta abordagem, até porque isso não seria possível, diante de tantas questões que foram surgindo durante essa caminhada. Vislumbramos, sim, novas investigações acerca dessa temática tão instigante.

4.0 – Resultado e discussões.
Das inúmeras ferramentas disponíveis no âmbito da tecnologia educacional, as que compõem o AVA, permitem experiências de ensino e aprendizagem diferentes das presenciais, mas não garantem, por si só, essa diferenciação. Nesse aspecto, o papel do Tutor como mediador é fundamental para que isso ocorra. Além disso, a forma de interação dos alunos no ambiente também é determinante para que o trabalho se configure como uma experiência educacional de qualidade. Assim, compete ao aluno a compreensão de que ele não faz mais parte de um modelo que recebe o conhecimento pronto, mastigado, orientado; mas que, em si mesmo, ele é o próprio construtor do seu conhecimento, cujo desafio é a percepção necessária da própria autonomia, da autodeterminação e da autodisciplina.
5.0 – Conclusão
As tecnologias voltadas para a prática pedagógica, quando bem utilizadas, podem trazer inúmeros benefícios para o ensino e a aprendizagem. Entretanto, não basta apenas utilizá-las de qualquer forma, sem considerar a necessidade de colocar em prática o que foi aprendido através das ferramentas pedagógicas. É preciso considerar as novas tecnologias como essenciais no âmbito escolar, tanto para quem ensina, como para que estão aprendendo a utilizá-las, tornando claro qual o papel da tecnologia, diante do compromisso com a educação e com a qualidade do ensino, e por sua vez atrelados às transformações sociais cotidianas. Seja qual for o grau de ensino, as escolas precisam acordar e incorporar os novos movimentos voltados para a tecnologia educacional em seus cursos ou ficarão estagnadas e condenadas à obsolescência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALONSO, Ángel San Martín. 1998. O método e as decisões sobre os meios didáticos. In: SANCHO, J.M. (Org.). Para Uma Tecnologia Educacional Porto Alegre.
CARRAHER, David W. 1992. O papel do computador na aprendizagem. Revista Acesso 3, n.5, p.21-30, jan.1992. 
MORAN, José Manuel. 1998. Internet no ensino universitário: pesquisa e comunicação na sala de aula. Interface - Comunicação, Saúde, Educação n.3, ago.1998. 
SANCHO, Juana A. 1998. Tecnologia: Um Modo de Transformar o Mundo Carregado de Ambivalência. In: SANCHO, J.M. (Org.). Para Uma Tecnologia Educacional Porto Alegre: Artes Médicas.
VALENTE, José A. 1993. Diferentes usos do computador na Educação. Em Aberto Brasília, 12, n.57, p.3-16, jan/mar.1993
STRUCHINER, Miriam, REZENDE, Flavia, RICCIARDI, Regina M. V., CARVALHO, Maria Alice P. de. 1998. Elementos Fundamentais para o desenvolvimento de ambientes construtivistas de aprendizagem a distância. Tecnologia Educacional v.26, n.142, p.3 11, jul/ago/set.1998. 



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: