RSS

Dicas para mudar de profissão



Quer mudar de emprego? 5 fatores para levar em conta.

Os números em relação ao desemprego crescem cada vez mais, estima-se que atualmente cerca de 13,7 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, o perfil do profissional moderno também passou por reformulações e as empresas se reinventam a todo tempo, buscando no mercado, os melhores profissionais. O que torna a decisão de mudança mais difícil. As organizações exigem profissionais flexíveis, qualificados e que tenham boa capacidade de relacionamento. 
Então, nesse momento de transição em que você está em busca de novas oportunidades, é importante que fique claro quais são os fatores que estão fazendo com que você queira mudar de emprego, uma análise clara da situação atual onde se encontra e aonde pretende chegar, permite com que tenhas clareza no momento de ir em busca de novas oportunidades. 
E para isso vamos te ajudar...elencamos aqui 5 fatores a considerar para mudar de emprego:

A busca do autoconhecimento e Objetivo profissional
Antes de qualquer fator para mudar de emprego, é fundamental que tenha claro quais são seus planos, expectativas, suas metas a curto, médio e longo prazo. O ideal é que tenha claro aonde pretende chegar na sua carreira profissional em cinco anos. Nossa vida é muito complexa e qualquer caminho não serve! Busque o autoconhecimento, preste atenção em si, é uma premissa básica para qualquer tomada de decisão. Depois disso, liste as vantagens e desvantagens da mudança e avalie. Isso vai te ajudar na hora de decidir.
Veja os Salários e Benefícios
O dinheiro é sem dúvidas um fator relevante, mas isso depende a até que ponto ele está atrelado as suas motivações e expectativas. Trabalhar apenas pelo dinheiro, a longo prazo pode não te manter motivado com o trabalho, afetando a sua produtividade. 
Às vezes é necessário dar um passinho para trás (ganhar menos) quando a oportunidade é aquela que te move! Mas outros fatores também devem ser considerados, como os benefícios e carga horária de trabalho.

Veja a Localização e Itinerário
Se o local de trabalho for muito longe deve ver até ponto a localização impacta, se você usa carro deverá analisar os custos com a gasolina se a empresa não oferecer ajuda de custo para locomoção, além disso avaliar se o trajeto tem muito engarrafamento. Caso esteja buscando mudar de emprego por causa da qualidade de vida a distância sem dúvidas deve ser considerado. Um ambiente de trabalho perto pode trazer bem mais conforto.
As possibilidades de Crescimento:
Se sua motivação for busca de ascensão profissional, e você está sempre buscando estudar, é fundamental que pesquise bem a nova empresa na qual possui interesse em ingressar. Assim como na entrevista de emprego a empresa busca o máximo de informações acerca do candidato, o contrário também deve acontecer. Portanto, avalie bem a oportunidade, veja se a empresa tem um plano de carreira estruturado e busque informações sobre os programas de crescimento.
Em tempo de crise econômica, instabilidade financeira, mudar de carreira não é uma decisão tão simples, mas ela pode ser tomada em um momento de muita clareza e de forma consciente. Todo ambiente de trabalho terá seus desafios, e estar em uma empresa que está ao encontro dos seus valores é fundamental para que você tenha qualidade de vida.
Não existe emprego perfeito, mas certamente aquele que apesar das adversidades, ainda te manterá motivado!


Se este post te ajudou, que tal compartilhar com seus amigos e ajudá-los?!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: